O Que Movimenta o Nosso Mundo Não é o Conhecimento, Mas o que Pensamos Conhecer.

domingo, 15 de novembro de 2015

DOCE ENGANO... NÃO VALE!

Uma sucessão de fatos terríveis está oculta pelo nosso modelo de ver as coisas. Estamos obstinados a trocar nomes de pessoas, como se o problema fosse individual. Estamos nos baseando em opiniões e estão faltando conceitos e procedimentos responsáveis. Estamos aceitando justificativas para o injustificável, tolerando pretensos direitos danosos ao bem comum.

Se apressarmos a velocidade de projeção desse nosso filminho de falso super-herói, veríamos que estamos nos destruindo. Uns por ações inconsequentes e outros por uma exagerada tolerância. Faltam água, gestão, sobram lama e política, mas tudo é declarado na forma da lei. Bem, em CPI e premiando delações quase tudo.

O que será ainda necessário de ser feito (e não de acontecer), para que (os que sobrevivam) assumam a atitude certa por meios corretos? Por que não temos e não exigimos um planejamento de ações de governo de médio/longo prazo, pelo qual possamos saber que significado realmente tem o que é feito e o que acontece?

Pelo mundo afora a intolerância acéfala de alguns está matando muitos outros, como num abatedouro. Mas por aqui, a tolerância inútil está matando literalmente tudo que vive, em ordem de grandeza muito maior, e ainda mais irracional!

Queremos estar em um dos lados da cadeia, mas somos tolerantes com os criminosos que estão em ambos os lados, com ou sem gravata. Nesse passo, talvez não haja mais lados nem cadeias nem rios nem minas nem pré-sal nem cemitérios... O que valerá, por exemplo, a maior empresa de capital nacional, depois da maior empresa brasileira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário